Ocupação das Escolas no RS

Mesmo quem não acompanha constantemente as notícias já deve ter ouvido sobre as ocupações de escolas estaduais aqui no Rio Grande do Sul. Inspirados no movimento que vem ocorrendo em São Paulo, Goiás e Rio de Janeiro, os alunos tem ocupado escolas e colégios por todo o estado, apoiando a greve dos professores, exigindo melhorias na infraestrutura e qualidade do sistema educacional. Além disso, tem manifestado contrariedade a projetos de lei (PLs) que permitem que interesses privados predominem no ensino público, assim como a censura a educadores que confrontem o status quo. Segundo dados do grupo “Ocupa Tudo RS”, atualmente já são 146 escolas ocupadas, número que vem crescendo a cada dia.
Para quem já visitou alguma das ocupações, o cenário é impressionante. Alunos do ensino médio, e até mesmo do fundamental, organizando e gerenciando completamente o funcionamento da escola, apresentando pautas concretas, participando ativamente da vida escolar e trazendo diversas atividades e oficinas para dentro do currículo.
Repetindo as palavras ouvidas de uma aluna secundarista, estamos presenciando o trem da história acontecendo. Diversos associados já vem participando e/ou realizando atividades junto às escolas, porém a partir de hoje oficialmente a Mobicidade declara todo o seu apoio às ocupações e a luta dos alunos. Enquanto o artigo 6º de nossa constituição garante a educação como direito básico fundamental do cidadão, o sucateamento das escolas públicas e o desrespeito a dignidade do trabalho dos professores tem sido marcas de governos que atendem à outros interesses que não os da população.
A luta dos estudantes serve de lição a todos nós. Parabéns pela coragem e iniciativa de não aceitar essa realidade.
A Mobicidade estará envolvida em atividades nessas escolas, e convida todos que puderem ajudar. Os alunos tem precisado de alimentos e principalmente de pessoas interessadas em organizar atividades e/ou doar aulas.

 

Mapa das escolas ocupadas em Porto Alegre: https://goo.gl/WPE7Xy

 

Link para oferecer aulas e/ou atividades nas escolas: https://goo.gl/xIDP8o

 

Juntxs somos mais fortes!
#OcupaTudo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.