Mobicidade visita Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro

A Mobicidade visitou na manhã dessa terça-feira a Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro. É um projeto social e ambiental mantido por pessoas voluntárias da comunidade do bairro Lomba do Pinheiro em uma área de 4 hectares conquistada através do Orçamento Participativo.  Produz alimentos e ervas medicinais através da agroecologia, isto é, sem o uso de agrotóxicos, que são usadas e distribuídas pelas voluntárias e os excedentes são comercializados, complementando a renda da população. A horta é cercada por um cinturão de árvores que a protege de ventos excessivos, da poluição, ameniza a temperatura e serve de abrigo para a fauna.

A Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro está ameaçada pela construção de uma via que ligará a rua São Pedro à rua São Paulo, cortando o cinturão de árvores que protege. Sem as árvores, a horta ficará exposta à poluição do trânsito de veículos, contaminando os alimentos que hoje são sadios. A comunidade também acredita que a abertura de uma rua ali, passando pelo meio de mata, aumentará a insegurança da região.

Pessoas de todas as idades ajudam na horta comunitária.
Pessoas de todas as idades ajudam na horta comunitária.

A abertura da rua foi solicitada por uma empreiteira que está construindo um condomínio nos arredores da horta e acredita que isso facilitará o acesso dos futuros moradores. Entretanto a nova rua não faria nenhuma ligação importante para a mobilidade urbana, servindo apenas de acesso local para os residentes do futuro condomínio. Acesso esse que pode ser realizado pelas ruas já existentes ou pela própria área interna do condomínio.

Essa é uma estratégia muito utilizada pelas construtoras: comprar terrenos baratos em locais onde não há infraestrutura básica, construir nesses terrenos e solicitar a implementação desses serviços ao governo. Com a nova infraestrutura, o valor do imóvel sobe e as construtoras podem vender por um valor muito superior.  No fim das contas são os contribuintes que pagam para valorizar o imóvel das empreiteiras e aumentar seu lucro.

2 comentários sobre “Mobicidade visita Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro

    1. Isso tem tudo a ver com mobilidade. É mais uma vez o deslocamento em automóvel particular se sobrepondo a uma cidade mais humana, com mais verde e qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *