Mobicidade exibe doc #BikeVSCars sob o viaduto dos Açorianos

Local será a próxima sede da Cidade da Bicicleta; campanha de financiamento coletivo pretende viabilizar infraestrutura

A Mobicidade, em campanha de financiamento coletivo para custear a infraestrutura da nova Oficina Comunitária Cidade da Bicicleta, realiza neste domingo, sob o viaduto dos Açorianos, no centro de Porto Alegre, a exibição gratuita do documentário Bikes VS Cars, dirigida pelo dinamarquês Fredrik Gertten. O evento inicia-se a partir das 16h, com um piquenique e bate papo sobre mobilidade urbana, seguida do filme. O local, com uso cedido pela Prefeitura de Porto Alegre, será o local da nova sede da Cidade da Bicicleta.

Sobre a Campanha

A Cidade da Bicicleta era um espaço coletivo que funcionava em um imóvel cedido, no bairro Menino Deus. O local era utilizado para palestras, projeções de filmes, reuniões de ativistas, festas, briques e outras atividades culturais, além do funcionamento da Oficina Comunitária da Cidade da Bicicleta. Esse espaço foi ocupado durante cerca de três anos (2010-2013), e era sustentado pelo trabalho voluntário baseado no princípio “faça você mesmo”, mantido de forma cooperativa e autônoma, e marcada pela troca de conhecimentos e informações sobre mecânica de bicicletas e, consequentemente, unindo pessoas que sonhavam em transformar a cidade para melhor. Após a devolução do local de funcionamento, particular, os voluntários da Cidade da Bicicleta conseguiram junto à Prefeitura, a cessão do uso do espaço sob o viaduto dos Açorianos, que receberá um contâiner adaptado para que, novamente, a oficina entre em funcionamento. A campanha de financiamento coletivo, na plataforma Catarse, visa a conseguir R$ 36 mil para a instalação da infraestrutura. Saiba mais aqui.

Sobre o filme

O filme retrata, em diferentes cidades do mundo, com destaque especial para as metrópoles de São Paulo e Los Angeles, a movimentação de ativistas e cidadãos em direção a um novo sistema urbano, enfrentando, porém, desafios como a resistência de um poder econômico estabelecido. “Mudanças climáticas e engarrafamentos sem fim frustram as pessoas mais do que nunca. Em vez de se lamentarem, as pessoas em diversas cidades do mundo adotam a bicicleta como uma solução ‘faça-você-mesmo’. Fatores como a violência no trânsito e planejamento urbano deficientes geram mortes diárias de ciclistas, que agora reivindicam vias mais seguras”, diz a sinopse do documentário, que tem, entre suas “estrelas”, a cicloativista brasileira Aline Cavalcante, a arquiteta e urbanista Raquel Rolnik, o escritor e explorador urbano estadunidense Dan Koeppel e o dinamarquês Ivan Naurholm, um estressado taxista em Copenhague, a capital mundial das bicicletas. Confira aqui o trailer do filme.

Serviço

O quê: Exibição gratuita do documentário Bikes Vs Cars com piquenique e bate papo sobre a campanha de financiamento coletivo da Cidade da Bicicleta.
Quando: 23 de agosto, domingo, a partir das 16h,
Onde: Viaduto dos Açorianos (Av. Loureiro da Silva x Av. Borges de Medeiros), no Centro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *