Estacionamento na Orla

Um novo projeto da EPTC prevê a liberação de 570 vagas de estacionamento na Orla a noite e aos finais de semana. Algumas das áreas anteriormente utilizadas pelos motoristas ficaram inacessíveis por conta das obras, e a Prefeitura destacou a seguinte nota:

“O projeto de revitalização da orla do Guaíba, elaborado pelo arquiteto Jaime Lerner, abrange espaços de valorização para ciclistas e pedestres. O local foi idealizado para ser um ponto de passeio, de passagem, de contemplação, incentivando a utilização de transporte público em um ponto central da cidade. No entorno há opções de estacionamento nas vias públicas.”

Entretanto, a Prefeitura anuncia a criação de mais vagas de estacionamento sem fazer nenhum tipo de incremento de horários ou linhas de ônibus.

O calçadão da Orla já é há tempos uma rota muito utilizada para além da passagem a prática de esportes, como corrida, caminhada, patinação, etc. e a implantação da ciclovia sobre o calçadão sempre foi um ponto de crítica, pois além de reduzir drasticamente o espaço de deslocamento aumentam muito as chances de conflito ou mesmo acidentes, e a justificativa sempre havia sido para a preferência ao fluxo da via, onde nem mesmo era permitido estacionar. Agora mesmo que fora dos principais horários de movimento as vagas de estacionamento começam a ganhar espaço – e mesmo no novo projeto seguem os ciclistas e demais usuários do calçadão dividindo uma área mínima.

Não é sobre estacionamentos, é sobre quais são as prioridades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *