Ata Reunião Ordinária 22/08/2016

Associados presentes: 05

1. Fluxo de Decisões: A enquete para agendamento da reunião com a finalidade de apresentar e discutir essa proposta resultou com maior número de votos justamente em um domingo que já passou. Sugeriu-se realizar essa reunião específica na próxima segunda-feira, 29 de agosto, considerando-se as dificuldades em marcar tal reunião e o fato de que em setembro ocorrerão as atividades do mês da mobilidade. A proposta de discussão sobre fluxo de decisões envolve aspectos como prazos para deliberação, sugestões de GTs e sua organização, listas específicas dos grupos, requisitos básicos de relatórios periódicos, etc. Há sugestão de que se implemente um período de testes desse fluxo, para fins de avaliação.

2. Mês da Mobilidade: Foram discutidas propostas de calendário para execução e divulgação de atividades. Durante as deliberações, concordou-se que uma diluição das atividades em muitos dias do mês poderia comprometer o processo de divulgação e de visibilidade dos eventos. Outras possibilidades de eventos foram também sugeridas.

– Conforme relato a pessoa convidada para falar sobre comunicação não-violenta vê limitações na implementação dessa ideia no ambiente de trânsito. A partir disso, propôs-se na reunião a organização de uma roda de bate-papo para falar sobre anseios e necessidades no trânsito, convidado para participar ciclistas, pedestres e motoristas (sugeriu-se procurar sindicato de taxistas e motoristas de ônibus, bem como a EPTC). Deu-se o nome de “Transitado” para essa proposta, que envolve uma dinâmica que será melhor detalhada posteriormente.

– A proposta de filmes na Ocupação Pandorga envolve duas sessões de cerca de 2h cada. Propôs-se que o evento seja então dividido em duas datas.

– Sugeriu-se que pode ser complicado haver adesão de candidatos a prefeito para participarem de uma pedalada com concorrentes. Com isso, propôs-se fazer o convite para pedalada com cada candidato, de acordo com a disponibilidade de suas agendas. Acrescentou-se a sugestão de fazer o convite para candidatos a vereador para participarem da pedalada do Dia Mundial Sem Carro.

– Acrescentou-se a ideia de promover-se o Pedal Queer, focado no público LGBT, enquanto primeira ação do GT Gênero da Mobicidade.

– Também sugeriu-se fazer divulgação da iniciativa Walking Tour.

– Dada o caráter emblemático da data, sugeriu-se concentrar mais atividades no dia 22/09 (Dia Mundial Sem Carro).

Sendo assim, elaborou-se a partir da lista anterior um calendário que envolve tanto atividades a serem promovidas pela Mobicidade como atividades de outras organizações a serem divulgadas:

03 e 04/09 (Sáb e Dom) – Curso de ciclomobilidade com Daniel Guth (Vulp)
07/09 (Qua/Feriado) – Desafio Audax / Bate-papo “Bicicleta e Eleições” na Vila Velô (à tarde)
11/09 (Dom) – Vamo Dale no Velódromo / Feira de Troca de Peças / Pedal Queer / Apresentação BMX
17/09 (Sáb) – Velo Festa
22/09 (Qui) – Desafio Intermodal / Pedal do Dia Mundial Sem Carro (junto com candidatos a vereadores convidados) / 1a Parte Mostra de Filmes na Pandorga
25/09 (Dom) – Escola Bike Anjo & Workshop de Mecânica Básica / Transitando
30/09 (Sex) – Massa Crítica / 2a Parte Mostra de Filmes na Pandorga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *