Ata Reunião Ordinária 08/08/2016

Associados presentes: 09

1. Dia do Pedestre: Sugeriu-se fazer uma postagem lembrando que esse dia que justamente cai em 8 de Agosto. Além da lembrança, a postagem conta com algumas linhas e divulgação do “Dá Pra Atravessar?”. Postagem composta e lançada no Facebook durante a reunião.

2. Fluxo de Decisões: Em processo de realização de enquete para marcar uma reunião geral em algum final de semana para que membros dos distintos GTs se reunirem e informarem o andamento das atividades.

3. Apoio Eleitoral de Membros: Levantou-se a questão se haveria problema que membros da associação manifestassem apoio político, como fazendo postagens abrindo voto em redes sociais, por exemplo. Comentou-se que não é problema, desde que não seja algo feito usando o nome da Mobicidade. Dado o envolvimento com o projeto Bicicleta nas Eleições, há restrições, de acordo com os termos da UCB. Coloca-se abaixo o ponto do edital do projeto que trata da questão:

“DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO […] B. Para concorrer a este Edital, todos os membros e/ou associados da instituição concorrente que exerçam cargos ou funções executivas na mesma e que estiverem concorrendo ou na iminência de concorrer a cargos eletivos aos poderes legislativo e executivo, bem como participando ou na iminência de participar de comitês de campanha de candidatos aos poderes legislativo e executivo, deverão estar devidamente desincompatibilizados (licenciados e/ou afastados) de qualquer atividade junto à instituição.”

4. GT Eleições: A pesquisa lançada pela associação vai até dia 14/08. Pensa-se em já fazer cruzamento de dados e posteriormente divulgar alguns em forma de gráficos. Chamou-se a atenção para a relevância na questão de gênero, sendo que a maioria das respostas vieram de mulheres. Também agregou a outro dado, de que o uso do Bike Poa é feito em maior parte por mulheres. Quanto aos partidos, há ainda de se entregar o material para comitês. Pensou-se em organizar entregas entre quem se disponibilizar ou usar a verba disponível para enviar por correio ou bike courier. PSTU, PT, PSOL, PPS e PSL responderam os contatos por email. Outros pontos discutidos foi o de buscar promover a pesquisa entre não-ciclistas também e de organizar um agendamento das postagens sobre os resultados do projeto.

5. Calendário Anual de Atividades: Sugestão de colocar no site da Mobicidade um calendário com eventos relacionados à bicicleta de que tivermos conhecimento.

6. Ocupação Pandorga: Em andamento processo de financiamento coletivo via Catarse para conserto de telhado do prédio da ocupação. Lembrou-se que oficina comunitária já foi implementada no local cedido dentro da ocupação. Foi sugerido que façamos um vídeo de apoio à campanha, ficando de se decidir um dia apropriado para tanto.

7. Calendário Setembro: Sendo o mês da mobilidade, pensa-se em promover atividades, ainda considerando eventos e datas importantes já existentes:

– 07/09: Desafio da Independência/Audax
– 11/09: 2ª Edição do Vamo Dale no Velódromo
– 19 à 23/09: Semana da Mobilidade e Desafio Intermodal
– 22/09: Dia Mundial Sem Carro

Surgiram ideias sobre promovermos debates, ou mesmo um “mini-fórum”, tratando de assuntos, dentre os quais: 1) ciclomobilidade; 2) dados sobre atropelamentos e colisões e proporção das situações envolvendo bicicleta das demais; 3) promoção de curso de “comunicação não-violenta” para situações cotidianas de trânsito, podendo-se chamar um grupo que tem falado sobre isso; 4) cicloturismo; 5) Bike Polo; 6) Bike Anjo; 7) Iniciativas de Diálogo com Motoristas. Também pensou-se na possibilidade de convidar os candidatos à prefeitura de Porto Alegre para a realização de uma pedalada e de chamar a EPTC para participar de alguns debates.

8. EPTC: Sugeriu-se formas de diálogo com a EPTC e aproximação em atividades, como no caso da sugestão de convite para eventos em Setembro.

9. Contagem de Ciclistas: Segue a possibilidade de membros da associação acompanharem as contagens. Conforme a EPTC, também há possibilidade de ampliar-se os horários das contagens, desde que membros da associação fiquem responsáveis pela contagem e pelo equipamento nesses períodos.

10. Datas e Postagens: Tem relação com a ideia do calendário anual. Sugeriu-se uma filtragem de datas e mapeamento de eventos para serem postados pela Mobicidade.

11: Questão da Água em Porto Alegre: Sugeriu-se que a Mobicidade emita uma nota se posicionando acerca do problema atual em relação à água em Porto Alegre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.