Evento criará “respeitômetro” para conscientizar motoristas

No dia 9 de março (quinta-feira) será realizado um evento com participação da Mobicidade, ACPA, Detran/RS, Lappus e CETRAN sobre o respeito ao 1,5m de distância de ultrapassagem aos ciclistas no trânsito.
A partir das 9h da manhã o grupo irá se concentrar na esquina das avenidas Wenceslau Escobar e Otto Niemeyer, na zona sul de Porto Alegre, onde será montado um “respeitômetro”, o qual exemplificará a distância correta de ultrapassagem. A “fina”, como é popularmente conhecida, além de pôr em risco a vida do ciclista, é considerada infração de trânsito e é passível de multa pela EPTC.
Um grupo de oito ciclistas participará ativamente da atividade, mas quem desejar estar presente para acompanhar o evento será muito bem-vindo. A aproximação com os órgãos oficiais de trânsito são o resultado de muito trabalho dos ciclistas da cidade e nos dão esperança de podermos pedalar com cada vez mais segurança e respeito dentro da cidade.
Acompanhe o evento criado pelo Detran/RS no Facebook: https://www.facebook.com/events/188992604921123/

Um comentário sobre “Evento criará “respeitômetro” para conscientizar motoristas

  1. Excelente iniciativa. É importante fazer os motoristas se conscientizarem de que, de certa forma, a lei do 1,5m “chove no molhado”, pois esta distância NADA MAIS É que ir para a faixa do lado ao fazer a ultrapassagem, como seria necessário fazer com qualquer outro carro ou moto.

    Fora o fato de que em nenhum momento se está propondo medir milimetricamente o espaço. Basta considerar uma distância maior, visto que o motorista normalmente tem do seu ângulo de visão toda a parte direita do seu veículo, e pode parecer suficiente a distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *