Campanha dos Bicicletários

Em 22 de dezembro de 2016 foi aprovado na Câmara Municipal o PL 136/14, de autoria do vereador Marcelo Sgarbossa, que modifica a Lei 11.417, que versa sobre a instalação de bicicletários. Com a nova redação, os proprietários de estabelecimentos comerciais que desejarem podem solicitar autorização para instalar bicicletários e paraciclos na calçada e via pública, mantendo a área de circulação de pedestres, e permitindo inclusive que os mesmos sejam instalados em vagas de estacionamento originalmente destinadas a veículos automotores.
Mesmo com a aprovação da PL na Câmara Municipal, incluindo uma emenda do vereador Mauro Zacher (PDT) que condicionaria a instalação dos equipamentos à aprovação da EPTC, em janeiro de 2017 a proposta foi vetada pelo prefeito Nelson Marchezan, alegando que poderia causar transtornos à mobilidade.
Desde então, foi lançada uma campanha com comerciantes da cidade, buscando conseguir o apoio da Câmara para a derrubada do veto do prefeito. Na última quinta-feira (16 de março) a votação não ocorreu por falta de quórum, sendo postergada para a próxima segunda-feira (20 de março).
O principal ponto do projeto é a possibilitade de “trocar” a vaga de um único carro estacionado por seis ou mais bicicletas. A Mobicidade apoia a aprovação da PL e nos benefícios do incentivo à mobilidade ativa.

Faça também sua parte enviando um email aos vereadores pedindo a derrubada do veto através do site http://www.bicicletarios.minhaportoalegre.org.br/ e venha ajudar a pressionar os vereadores na sessão da Câmara da próxima segunda-feira, a partir das 14h (av. Loureiro da Silva, 255).

Juntos podemos construir uma Porto Alegre melhor para todxs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *